sexta-feira, 14 de março de 2008

Implante óptico a caminho



Com os investigadores do Massachusetts Institute of Technology (MIT) não se brinca! Um grupo está neste momento a trabalhar num olho artificial que poderá devolver a visão a pessoas que sofrem de uma doença degenerativa da retina.

O projecto denominado Boston Retinal Project é composto por uma equipa de 36 investigadores liderada pelo professor Joseph Rizo III, neuro-oftalmologista, que arrancou com o projecto ainda nos anos 80. Para ter uma ideia do tamanho do implante bioelectrónico, pense numa borracha de um lápis. O implante deverá ser colocado na retina, por detrás do olho, local de onde as imagens partem rumo ao cérebro por um pequeno fio cuja espessura é comparável à de um cabelo humano.

Porém, este olho ainda não é a resposta esperada por deficientes visuais que nunca viram antes, ou seja, que têm células do nervo óptico parcialmente intactas. Os investigadores contam ter o implante pronto para ser utilizado daqui a uns anos – para já, e se for aprovado pela Food and Drug Administration, o primeiro teste em animais está marcado para o fim do próximo Verão.

Sem comentários: