terça-feira, 11 de março de 2008

Óculos com memória


Se lembrar-se de onde deixou os chinelos da última vez que os descalçou está a tornar-se uma tarefa digna de Hércules, os óculos de origem japonesa que lhe vamos apresentar vão mantê-lo interessado nos próximos minutos!

Com estes óculos que, pelo que apurámos, ainda nem sequer têm nome, todos os objectos em que puser a vista em cima são identificados por um software específico e gravados no formato de vídeo numa base de dados que distingue os objectos que estão a ser visualizados. A câmara embutida nos óculos transmite os dados ininterruptamente ao computador que é transportado pelo utilizador.

Depois de reconhecidos, os objectos são nomeados e “arrumados” em pastas – é nesta altura que pode procurar os seus bens perdidos por palavra-chave. Os vídeos correspondentes são mostrados e pode então saber os andam os malditos chinelos…

Os ciber-óculos foram desenvolvidos por investigadores da Universidade de Tóquio e estiveram em demonstração na semana passada. Um dos investigadores, o professor Tatsuya Harada, diz mesmo que estes óculos fazem com que perder as chaves seja uma coisa do passado!

Sem comentários: